segunda-feira, 25 de abril de 2016

Documentários

Conhecer um pouco mais as raízes do jazz pode ser uma boa maneira de se familiarizar com ele. Mas talvez não seja isso o que você esteja procurando. Por outro lado, pode ser interessante se embrenhar um pouco mais sobre um determinado assunto, neste caso o jazz.

O premiado documentário Jazz, realizado pelo documentarista Ken Burns, é uma referência quando se fala sobre a história do jazz. É indiscutível a importância deste documentário para começar a conhecer as origens do jazz e entender como o jazz chegou até o ponto em que estamos.

Mas neste post resolvi colocar cinco documentários que encontrei na internet - todos na íntegra - que me fascinaram de alguma maneira.

O primeiro vídeo conta a história da mais festejada cantora de jazz de todos os tempos: Billie Holiday. Com legendas em português, você conhecerá um pouco mais da vida da cantora e ouvirá depoimentos de vários músicos de jazz.

O segundo vídeo - com legendas em português - conta a trajetória da cantora Sarah Vaughan. Ao lado de Billie e Ella Fitzgerald, ela completa a trinca das grandes vozes do jazz do século XX. Escrito por Dan Morgenstern - ex-editor da revista Downbeat e vencedor de oito Grammy por seus textos escritos para encartes de discos -, o documentário traz várias apresentações da cantora e depoimentos de pessoas que conviveram com a Divina.

O terceiro documentário - dividido em duas partes e com legendas em espanhol - destaca o ano de 1959 para a história do jazz. O filme mostra como os discos de Miles Davis, Dave Brubeck, Ornette Colleman e de Charles Mingus - todos lançados em 1959 - mudaram as perspectivas da história do jazz.

O quarto documentário - com legendas em espanhol - detalha a criação, o desenvolvimento e a influência do selo Blue Note, criado em Alfred Lion e Francis Wolff. Entre os músicos que gravaram e ajudaram a consolidar a reputação da gravadora estão Dexter Gordon, John Coltrane, Jimmy Smith, Art Blakey, Wayner Shorter, Lee Morgan e Horace Silver.

O último documentário é sobre o saxofonista John Coltrane. Com o título original de "The World According John Coltrane", o vídeo traz apresentações do músico ao lado de grande nomes do jazz e depoimentos de jazzistas que conviveram com o saxofonista, entre eles o pianista Tommy Flanagan, a baterista Rashied Ali, o saxofonista Roscoe Mitchell e a ex mulher do músico, Alice Coltrane. O documentário é em inglês, mas você pode colocar legendas em português, oferecidas pelo próprio Youtube.












Nenhum comentário:

Postar um comentário