quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fotos

DOWNBEAT - CRÍTICOS


A tradicional revista Down Beat promove anualmente duas eleições, uma entre seus leitores e a outra entre críticos dos mais diversos veículos de imprensa.

O Down Beat Readers Poll (leitores) e o Down Beat Critics Poll (crítica) premiam, entre outros, o melhor saxofonista tenor, saxofonista barítono, músico, disco, compositor, cantor, cantora, trombonista, gravadora e pianista.

Veja as capas dos discos escolhidos pelos críticos aqui




GRAMMY - MELHOR ÁLBUM


Aqui estão todos os discos premiados como Melhor Álbum do Ano em toda a história do Grammy, que aconteceu pela primeira vez em 1958. Várias mudanças aconteceram nas premiações do Grammy nas últimas décadas.

Por causa disto, há, a partir de 1971, apenas um disco vencedor. Desde 1971, o Grammy aumentou o número de prêmios concedidos ao jazz, entre eles estão jazz latino, vocal masculino, vocal feminino, melhor arranjo. Veja as capas dos discos aqui





GRAMMY - MELHOR DISCO VOCAL


Aqui estão todos os discos premiados como "Melhor Álbum de Jazz Vocal" em toda a história do Grammy, que aconteceu pela primeira vez em 1958. Várias mudanças aconteceram nas premiações do Grammy.

No início não havia uma premiação específica para cantores ou cantoras de jazz. Isso só começa em 1976. Depois dividiram a categoria em masculino e feminino. Em 1991, foi criada uma categoria de melhor disco vocal de jazz, ou seja, mulheres e homens concorrendo entre si. Veja as capas dos discos aqui





JJA AWARDS - MELHOR DISCO


Desde 1997, o prêmio anual da Associação dos Jornalistas de Jazz ( Journalists Jazz Awards ) é dos mais importantes dentro do jazz.

Entre suas categorias estão músico, revelação, gravadora, produtor, compositor, site, livro, foto, etc. Neste álbum você encontra os vencedores na categoria "Melhor Disco do Ano". Veja as capas dos discos aqui







DICAS DE CDS


Aqui você encontra as capas de todas as dicas de CDs presentes no livro Jazz a seu alcance. São mais de 100 discos sugeridos e resenhados pelo jornalista Emerson Lopes.

Entre os artistas indicados aqui estão nomes conhecidos como Miles Davis, John Coltrane e Duke Ellington. ´

Mas você também encontrará discos de artistas menos badalados no universo de jazz, entre eles Bobby Scott, Jerry Bergonzi e Makoto Ozone. Veja as capas dos discos aqui




DICAS DE LIVROS


Neste álbum você encontra as capas de todos os livros indicados no capítulo Ler & Ver do livro Jazz ao seu alcance, da editora Multifoco.

No livro, você encontrará sinopses de todos os 49 títulos deste álbum. Veja as capas dos livros aqui













DICAS DE DVDs


A seguir você encontra as capas dos DVDs indicados no capítulo Ler & Ver do livro Jazz ao seu alcance, da editora Multifoco.

No livro, você encontrará sinopses de todos os 63 títulos deste álbum. Veja as capas dos DVDs aqui













TOP 100 NEW YORK TIMES


A seguir estão os 100 discos mais importantes de jazz na opinião do crítico Ben Ratliff, do jornal norte-americano The New York Times.

O crítico de jazz escreveu o livro "The New York Times Essential Library - Jazz" e escolheu os títulos abaixo como os discos mais influentes de toda a história do jazz. Leia a entrevista com o autor do livro aqui. Veja as capas dos discos aqui







REVISTA DOWNBEAT


Há mais de sete décadas a revista norte-americana tem informado o fã de jazz sobre esse universo musical. Sair em sua capa é uma honraria para qualquer músico.

Suas edições com votações dos melhores do ano feitas pelos críticos e pelos leitores se tornaram termômetro do mercado de jazz. Veja algumas capas da DownBeat aqui













HERMAN LEONARD - FOTOS


O fotógrafo norte-americano Herman Leonard é considerado um dos mais importantes divulgadores do jazz.

Por cinco décadas, suas fotos preto e branco imortalizaram ídolos do jazz como Billie Holiday, Charlie Parker, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Dexter Gordon, Miles Davis, Frank Sinatra e tantos outros.

Em 14 de agosto de 2010, Leonard morreu aos 87 anos. Veja as fotos de Herman Leonard aqui





REVISTA JAZZ MAIS


O álbum a seguir traz as capas de todas as edições da saudosa revista Jazz+, publicada pela editora paulistana Dexter.

Lançada em julho de 2003, a revista era referência editorial quando o assunto era música instrumental brasileira, blues, bossa nova e jazz.

Após uma nova tentativa de voltar a ser editada, a revista acabou de vez em 2008. Veja as capas da revista aqui









TOP 20 - BAIXISTAS


Muitas vezes esquecido pelo público, o som do baixo é fundamental na chamada cozinha do jazz (bateria e baixo). Aqui, você encontra nomes de grandes baixistas acústicos e elétricos.

Entre eles, os lendários Jaco Pastorius, Ray Brown e Charles Mingus e seus contemporâneos, John Patitucci, Marcus Miller e Christian Mcbride.

Veja uma seleção especial com grandes discos baixistas aqui







TOP 20 - BATERISTAS

Muitas vezes esquecida, a bateria é que embala e da a retaguarda para os solos de diversos instrumentistas.

Além disso, com os anos, dezenas de bateristas deixaram claro que o instrumento tem vida própria, pelo menos nas mãos de craques como Art Blakey, Elvin Jones, Buddy Rich e Jack DeJohnette.

Veja uma seleção especial com grandes discos bateristas aqui







TOP 20 - GUITARRISTAS

Apesar de ser associada ao rock, a guitarra também encontrou espaço na sofisticação do jazz.

Conheça aqui alguns dos mestres da guitarra no jazz, como Django Reinhardt, Wes Montgomery e Grant Green, e guitarristas mais contemporâneos como Mike Stern, Pat Metheny e John Scofield.

Veja uma seleção especial com grandes discos de guitarristas aqui







TOP 20 - PIANISTAS

Ao lado do sax, o piano é considerado por muitos a alma do jazz. O motivo é mais que compreensível.

O instrumento tem sido muito bem tratado por nomes do quilate de Art Tatum, Oscar Peterson, Dave Brubeck, Herbie Hancock, entre outros.

Veja uma seleção especial com grandes discos de pianistas aqui







TOP 20 - SAXOFONISTAS


Definitivamente o saxofone é o instrumento que melhor traduz o jazz.

Dezenas de nomes imortalizaram o sax com composições brilhantes e solos de tirar o fôlego, entre eles John Coltrane, Charlie Parker, Dexter Gordon e Gerry Mulligan.

Veja uma seleção especial com grandes discos de guitarristas aqui









TOP 20 - TROMPETISTAS

O trompete também tem papel fundamental no jazz. A melhor prova disso é a constelação de trompetistas que marcaram seus nomes na história.

Músicos como Miles Davis, Dizzy Gillespie, Louis Armstrong e Clifford Brown mostraram do que o instrumento é capaz. Depois deles, Wynton Marsalis, Roy Hargrove e Terence Blanchard foram os responsáveis por manter a tradição do trompete no jazz.

Veja uma seleção especial com grandes discos de trompetistasaqui




TOP 20 - AO VIVO

Não há melhor maneira de conhecer um jazzista senão ao vivo. Estar de frente a um músico de jazz é uma experiência inesquecível e transformadora. Toda a essência do jazz está no improviso, que ao vivo tem seu ponto máximo.

É neste momento que o músico se entrega por inteiro e oferece à audiência toda sua experiência musical adquirida ao longo dos anos.

Veja uma seleção especial com grandes discos de gravações ao vivo aqui





TOP 20 - BLUE NOTE

Em 2009, a gravadora completou 70 anos e deixou claro que continuará a ditar tendências no mundo do jazz.

Em seu catálogo, a Blue Note tem discos históricos de músicos como Dexter Gordon, McCoy Tyner, Wayne Shorter e Art Blakey e novos talentos como Robert Glasper, Bill Charlap e Greg Osby.

Veja uma seleção especial com grandes discos da gravadora Blue Note aqui





TOP 20 - BOSSA NOVA

A riqueza melódica da bossa nova conquistou os jazzistas dos EUA no início da década de 60. Desde então, a fusão entre jazz e bossa nova não parou mais. Confira esse casamento nas interpretações de feras como Coleman Hawkins, Stan Getz, John Pizzarelli e Quincy Jones.



Veja uma seleção especial com grandes discos da fusão entre jazz e bossa nova aqui





TOP 20 - CANTORAS

A magia criada sobre a figura de uma cantora de jazz é algo inexplicável.

Com suas vozes e interpretações de tirar o fôlego, as divas do jazz podem ser consideradas patrimônio da humanidade.

Entre elas, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Shirley Horn e Nina Simone.

Veja uma seleção especial com grandes discos de cantoras aqui






TOP 20 - CANTORES

Assim como as cantoras de jazz, as vozes masculinas também embalam clássicos da música norte-americana.

Há dezenas de vozes que marcaram várias gerações como Frank Sinatra, Nat King Cole e Mel Torme e outras tantas que mantêm a magia do jazz viva, entre eles Harry Connick Jr., John Pizzarelli e Kurt Elling.

Veja uma seleção especial com grandes discos de cantores aqui






TOP 20 - CINEMA

Milhões de pessoas procuram no cinema momentos de emoção, suspense, alegria e tantas outras sensações proporcionadas pelos filmes.

Além dos atores e de uma boa história, a trilha sonora é vital para que tudo se encaixe. O jazz não poderia ficar de fora e já proporcionou trilhas deslumbrantes como Por Volta da Meia-Noite, Bird e Kansas City.

Veja uma seleção especial com grandes discos de trilhas sonoras aqui




TOP 20 - SMOOTH JAZZ

O smooth jazz nada mais é do que um desdobramento natural do fusion, que dominou a cena do jazz durante os anos 70. Hoje em dia, o smooth jazz ou jazz contemporâneo é um dos gêneros que mais cresce dentro do jazz.

Apesar de ser odiado pelos puristas, o smooth jazz tem nomes de peso entre seus seguidores, como por exemplo, Kenny G, George Benson, David Sanborn, Lee Ritenour e Earl Klugh.

Veja uma seleção especial com grandes discos de smooth jazz aqui




TOP 20 - TRIOS

Você já ouviu jazz com as mais distintas formações (solo, quarteto, quinteto e big band) e instrumentos. Mas nenhuma formação é tão marcante como a de trio.

A partir da década de 40, eles começaram a se destacar e ocupar o lugar que antes pertencia às big band. Entre os grandes trios que marcaram a história, estão os capitaneados pelos pianistas Bill Evans, Oscar Peterson, Keith Jarrett e Nat King Cole

Veja uma seleção especial com grandes discos de trios aqui




TOP 20 - ESSENCIAL

Todo o gênero musical já teve publicado em jornais ou revistas listagens com seus discos essenciais. Obviamente, essas listas são sempre questionáveis e nunca contentam a todos, pelo menos é esta a minha opinião.

Por outro lado, essas listas são muito úteis para quem quer conhecer um determinado ritmo e não sabe por onde começar.

Veja uma seleção especial com discos essenciais da história do jazz aqui





TOP 20 - DUETOS


Participações especiais entre jazzistas podem ser encontrados em várias gravações no decorrer do século XX, mas poucos discos com dois únicos músicos no estúdio foram lançados.

Veja uma seleção especial com grandes discos de duetos protagonizados por mestres como Herbie Hancock e Wayne Shorter, Bill Evans e Jim Hall, Joe Lovano e Hank Jones, entre outros. Veja as capas dos CDs aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário